12 de jul. de 2012

Cutting ou auto-mutilação..fique alerta!

Procure olhar ao seu redor...pode ser que alguém precise de sua ajuda..além da bulimia e anorexia em nossos dias outra prática bastante perigosa tem crescido entre os adolescentes e jovens..
A ausência dos pais e a pressão sofrida pelos padrões estabelecidos pelo sistema dessa sociedade tem destruído a autoestima de nossos jovens ..

As crianças crescem sem saber como expressar e lidar com sentimentos como o ódio ou a tristeza, direcionando a dor emocional para si.

Uma das perturbações emocionais que me causa mais angústia é o cutting, ou auto-mutilação. Muitos jovens e adolescentes pegam em facas e tesouras para se cortarem como forma de aliviar a dor e a angústia que os atormenta.
Os especialistas dizem que a auto-multilação é frequentemente uma resposta emocional e não uma tentativa de suicídio. Contudo o suicídio entre os auto-multiladores é uma preocupação.A auto-multilação pode ser instalada por certos eventos como a rejeição por alguém importante, a sensação de estar errado ou ser culpado por algo de que a pessoa não tenha controle.

E cuidado também pode ser um meio que muitos adolescentes encontram para serem aceitos por um grupo..
Existem sites que ensinam como se mutilar ..e dão dicas de como esconder isso de pais e educadores..

Fique alerta. Auto-multiladores tentam esconder os ferimentos sob longas calças e longos casacos, mesmo em dias quentes. Podem também evitar atividades físicas como a natação..e não aceite desculpas esfarrapadas do tipo:eu me cortei na mesa da cozinha”, “ eu caí da escada” ou “meu gato me arranhou”.




A auto-multilação frequentemente começa com as mudanças emocionais intensas da pré e começo da adolescência, podendo persistir até a idade adulta.
Ainda que a mulheres sejam mais frequentemente assistidas por profissionais, estudos indicam que o comportamento é praticado em igual proporção por homens. 



Baixa auto-estima é comum entre os auto-multiladores. Negligência na infância, isolamento social e condições instáveis de vida são citadas como fatores de risco. Em aproximadamente 25% dos auto-multiladores há uma história de transtorno alimentar, assim como abuso de álcool e sexo de risco.


A auto-multilação pode ser manipulativa, um esforço para que os outros cuidem da pessoa, sintam-se culpados ou a deixe em paz. Mais frequentemente, ela ocorre escondida

Se encontrar alguém assim procure ajuda psicológica ...cuide dos amigos que Deus lhe der..e se possível procure seu pastor..
Infelizmente isso tem crescido também entre os cristãos..fique ligado..

Nenhum comentário:

Postar um comentário